A cabanha Santa Lúcia, fundada pelo Sr. Amantino Barreto da Costa e sua esposa Sra. Lúcia Joana Barreto da Costa, iniciou a criação de Gado Devon em 1935, com a aquisição dos primeiros exemplares da raça. A partir daí, o Sr. Amantino continuou aprimorando cada vez mais o seu plantel, inclusive com a aquisição de diversas vacas e também um touro, importados da Inglaterra.
A cabanha Santa Lúcia, sempre participou das principais Exposições do nosso Estado, iniciando ainda no Parque Menino Deus, e até hoje participando de todas as edições da Expointer realizada anualmente em Esteio, conquistando diversas premiações ao longo de todos estes anos. Em 1957, por ocasião do casamento da Filha, Sra. Soely Barreto Hoffmann, com o Sr. Sady D'Avila Hoffmann, o Sr. Amantino presenteou o jovem casal com 10 fêmeas da Raça Devon, tendo assim iniciado a criação do Gado Devon, pelo Sr. Sady D'Avila Hoffmann, em André da Rocha.
Atualmente a Cabanha Santa Lúcia é administrada pela Sra. Soely Barreto Hoffmann, Juntamente com os filhos Gilson, Renato e Liane. A cabanha Santa Lúcia possui uma venda permanente de reprodutores selecionados, machos e fêmeas, de diferentes linhagens, procedentes dos principais países criadores de Devon. Também mantém um banco de Sêmem, procedente de diversos reprodutores premiados, dos principais países criadores de Devon, ou seja, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia.